Ser resiliente significa que você pode funcionar e agir de maneira saudável quando confrontado com riscos ou estresse. Também significa que você pode superar grandes dificuldades e se recuperar de situações difíceis. A melhor maneira de melhorar sua resiliência é fazer pequenas mudanças em sua vida, relacionamentos e na sua mente.
Experimente estas 7 maneiras fáceis de aumentar a resiliência:
- Alimente sua rede de apoio.
Bons relacionamentos com parentes próximos, amigos ou outras pessoas são importantes, portanto, tente aceitar a ajuda e o apoio de quem se importa com você.
- Pense no que você pode fazer e não no que não pode fazer.
Se você aceitar as coisas que não podem ser alteradas, será mais fácil se concentrar nas coisas que podem ser alteradas.
- Aceite as mudanças de forma positiva.
Quando você aceita as mudanças de maneira positiva, tem mais chances de ter sucesso. Tente olhar além do presente e aceite que a mudança fará parte da vida.
- Estabeleça metas alcançáveis.
Em vez de se concentrar em tarefas que parecem inatingíveis, divida a tarefa em partes menores e em seguida, tome uma ação decisiva. Ao ser capaz de realizar essas tarefas menores, você terá uma sensação de controle e realização.
- Aproveite qualquer oportunidade para desenvolver novas habilidades ou conhecimentos.
A luta pode ajudá-lo a crescer e a lhe ensinar algo sobre você mesmo. Ver como você pode enfrentar uma situação difícil ou estressante também o ajudará a cultivar uma visão positiva de si mesmo.
- Mantenha uma atitude positiva.
Ser otimista permitirá que você espere que coisas boas aconteçam em sua vida. O pensamento positivo pode ter um impacto real e positivo em sua visão de si mesmo e do mundo.
- Mantenha um estilo de vida saudável.
Cuide de si mesmo tanto física quanto mentalmente. Isso pode ser alcançado por meio de exercícios, refeições regulares, dormir o suficiente, sempre se reidratando e relaxando.
A resiliência é importante. No entanto, esse conceito não deve ser confundido com tornar-se uma pessoa obstinada ou fingir que está tudo bem quando não está. É sobre ter os recursos internos certos para avaliar uma situação, ver o que é necessário e tomar as medidas positivas adequadas.