Bem-Estar como ferramenta de produtividade : Atenção!

Você chega atrasado ao trabalho de maneira recorrente, tem longas conversas ao telefone ou olha para o seu celular com frequência e responde mensagens, ou comenta algo que você pesquisou no Google e precisa verificar com alguém se se trata de uma fake news.

“Este funcionário certamente precisa de um despertador!” Vamos nos deter por um momento: é um despertador ou é de ATENÇÃO que esse funcionário precisa?

Há alguns anos, teríamos feito um grande esforço para oferecer a esse funcionário cursos e palestras relacionadas à administração do tempo. Para o convencer da comodidade de se levantar dez minutos antes para não perder o transporte, ou para lhe mostrar com gráficos complexos quantos minutos leva para responder às mensagens durante o horário de trabalho. Mas os tempos mudam e quem trabalha com recursos humanos tem que mudar, temos que nos adaptar para oferecer o que esse funcionário realmente precisa, que na maioria das vezes é simplesmente isso: ATENÇÃO

A sociedade por pouco mais de dez anos promoveu um estilo de vida rápido e competitivo. A multitarefa foi a estrela e todos nós aprendemos a lidar com tudo ao mesmo tempo: família, amigos, trabalho e relacionamento interpessoal (bom e às vezes não tão bom) se misturando cada vez mais sem perceber. Obtivemos bons resultados? Bem, nós tentamos, nem sempre tivemos sucesso. Esse estilo de vida levou a situações estressantes e, em muitos casos, ao estresse crônico.

Hoje entendemos que precisamos de atividades onde procuramos ‘aquietar a mente’, e que isso não é ruim, que a multitarefa continua e continuará fazendo parte de nossas vidas, mas tanto os funcionários quanto as empresas entendem que devemos aprender a administrar o estresse sem perder a eficiência .

Como trabalhamos desde ICAS Latina para acompanhar essas mudanças que afetam tanto as pessoas quanto a produtividade das empresas? De muitas formas, mas em particular dando a esse funcionário que busca atenção todas as ferramentas possíveis para falar, para nos contar o que está acontecendo com ele, o que o preocupa que não o deixa se concentrar adequadamente no seu trabalho, o que o faz não pegue aquele ônibus, mesmo correndo e correndo. Depois de ouvi-lo, trabalhamos para que encontre a melhor solução para o seu problema e possa voltar a focar-se nas suas tarefas.

Os programas de assistência ao funcionário são formas concretas de resolução de problemas (às vezes todos os dias e às vezes mais complexos) e promovem o desenvolvimento do bem-estar do pessoal. Os benefícios são visíveis para todos, funcionários felizes levarão a um melhor desempenho. Porque se algo que nenhum estudo sobre como tornar mais eficaz cada minuto no escritório ou local de trabalho pode refutar, é que o desempenho é maior em um estado de benefício de bem-estar.

2020-09-18T16:11:10-03:00